terça-feira, 13 de dezembro de 2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MONITORAR É PRECISO

Redes sociais: monitorar é preciso

Com monitoramento, empresas podem delinear o perfil dos seus consumidores, além de anteverem crises e encontrarem novas oportunidades de negócios

Todas as empresas estão nas redes sociais e isso é fato. A única diferença é que elas podem estar atuando ativamente, com perfis oficiais, ouvindo seus consumidores, respondendo a contatos e encontrando nesses canais oportunidades de negócios ou estão passivas, marcando presença apenas pelos comentários de seus consumidores, que usam a web para falar bem ou mal de seus produtos e serviços.

“Mesmo as empresas que não desenvolveram estratégias de atuação em redes sociais, precisam estar atentas ao movimento dos consumidores nesses canais. Se ter um canal aberto de relacionamento com seu público nessas mídias ainda não é uma opção viável, ao menos você precisa estar atento ao que essas pessoas falam sobre você na web”, alerta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.

Grandes empresas do mundo já entendem a importância de monitorar o que está sendo falado nas redes sociais, não apenas sobre sua marca, mas também sobre seus concorrentes e mercado em que atuam. “Com o monitoramento, é possível avaliar a repercussão sobre sua empresa, descobrir padrões de comportamento, avaliar cenários do seu segmento e, até mesmo, acompanhar a concorrência para avaliar quais têm sido seus pontos positivos ou negativos. É usar as redes online para encontrar novas oportunidades de negócios e, também, aprender com os erros e acertos dos outros”, comenta Elizangela.

A Dell e o Gatorade são duas empresas que prezam por um monitoramento avançado, mantendo núcleos dedicados apenas a esse trabalho. O Dell Social Media Listening Center tem como objetivo agrupar o maior número de informações relevantes sobre a empresa que circula na internet. Esse departamento ainda é responsável por manter o atendimento e suporte aos clientes via SAC 2.0. “A Gatorade, por sua vez, mantém o Mission Control, responsável por monitorar a web, antever qualquer tipo de buzz negativo para impedir e minimizar crises online. O núcleo também trabalha para maximizar o alcance de comentários positivos sobre a empresa e seus produtos”.

Para se ter uma noção da quantidade de informações que circulam na web sobre as marcas, a MITI Inteligência monitorou por apenas um dia as citações em redes sociais sobre a TIM. “Em apenas 24 horas, foram mais de 3.600 interações sobre a empresa de telefonia. Menções que trazem dados e informações preciosas em relação à percepção do público sobre a marca e que podem ser usadas estrategicamente para a tomada de decisões”.

Um exemplo de dado que pode ser levantado pelo monitoramento é a tonalidade do buzz sobre a empresa. No caso da TIM, por exemplo, 50% das interações foram neutras. As citações negativas, por sua vez, foram mais que o dobro das positivas. “Categorizando as menções, é possível constatar que 10% são dúvidas dos consumidores e mais de 15% das interações trazem reclamações. Ou seja, são comentários de usuários que esperam – ou precisam – de uma resposta da empresa. Cabe a ela aproveitar essa oportunidade e estabelecer um canal de comunicação com seu cliente”.

Redes sociais em foco

As notícias que repercutem nos meios de comunicação mostram que o monitoramento das redes sociais está – ainda que de forma tímida – ganhando espaço e mostrando sua importância. Veja, por exemplo, trecho de uma matéria veiculada no portal Info Exame a respeito das manifestações em Londres: “Os manifestantes usaram a hashtag #londonriot para promover e divulgar protestos. (...) Inicialmente os protestos foram organizados e divulgados por meio do Facebook e do Twitter. Mas a polícia inglesa logo passou a monitorar as redes sociais”.

Quando o assunto são as redes sociais, a abordagem da imprensa cresce a cada ano. Pela plataforma Clipping Retrô, a MITI Inteligência levantou as notícias sobre o tema nos último três anos. Em 2009, foram 52.643 notícias a respeito de redes sociais. Em 2010, o número foi mais que o dobro, ultrapassando 120.000. E, em 2011, só até agosto, já foram 123.828 notícias sobre o tema.
“São muitos dados que apontam para uma mesma conclusão: é preciso monitorar já! O monitoramento é mais do que uma ferramenta de mensuração das ações de comunicação, é um suporte fundamental nos processos de gestão de imagem das marcas e empresas, além de fornecerem informações estratégicas e mercadológicas para quem quer grandes oportunidades de negócios”, observa Elizangela.    

Sobre a MITI Inteligência

Com dez anos de atuação, a MITI Inteligência (miti.com.br) possui uma completa rede de monitoramento, através de plataformas de rádio e TV – Só Clipping, mídias sociais - postX e mídias on-line, segmento no qual é líder nacional com a plataforma Clipping Express. Agora, oferece também a ferramenta Clipping Retrô, que permite a pesquisa em mais de 120 milhões de notícias, armazenadas desde 2002.

Em 2010, passou também a oferecer soluções em inteligência de mercado aos seus clientes, utilizando suas bases tecnológicas para apuração, cruzamento e análise de dados. Os estudos e pesquisas desenvolvidos fornecem informações estratégicas para auxiliar as empresas na tomada de decisões institucionais e competitivas.

A empresa também mantém o portal Fonte MITI (
 www.miti.com.br ) , em que publica estudos e monitoramentos desenvolvidos a partir de assuntos de grande relevância na imprensa. É possível acessar às pesquisas, análises, vídeos e infográficos produzidos pela equipe de inteligência da MITI.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DECLÍNIO DA INFLAÇÃO ???????

BC vê tendência de declínio para inflação acumulada

A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada hoje pelo Banco Central (BC), repetiu a análise de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) terá dois momentos distintos em 2011. "Neste trimestre e no seguinte, a inflação acumulada em doze meses tende a permanecer em patamares superiores àquele observado no primeiro trimestre", informou do documento. "Entretanto, a partir do quarto trimestre, o cenário central indica tendência declinante para a inflação acumulada em doze meses, ou seja, deslocando-se na direção da trajetória de metas."
O centro da meta de inflação para 2011 e 2012 é de 4,5%, sendo que a margem de tolerância para o índice é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A inflação considerada oficial pelo governo é a do IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Commodities
O Copom avalia que, a despeito da recente moderação, os preços das commodities estão envoltos em grande incerteza e representam riscos "relevantes" para a trajetória da inflação. Além das commodities, a ata do Copom informa que a persistência do descompasso entre a oferta e a demanda, apesar dos sinais de que deve se reduzir, também representa risco relevante para a inflação.
O comitê destaca a estreita margem de ociosidade dos fatores de produção, especialmente de mão de obra. "Em tais circunstâncias, um risco muito importante reside na possibilidade de concessão de aumentos de salários incompatíveis com o crescimento da produtividade e suas repercussões negativas sobre a dinâmica da inflação", diz o BC.
Apesar dessas ponderações, as informações preliminares sobre o ritmo de crescimento da economia no segundo trimestre sugerem uma perspectiva favorável para a atividade econômica, aponta a ata do Copom. Para o BC, isso ocorre num ambiente em curso de moderação da expansão da demanda doméstica "em ritmo ainda incerto". O BC destaca que a expansão da oferta do crédito continuará.
"Essa avaliação encontra suporte em sinais que, apesar de indicarem certo arrefecimento, apontam que a expansão da oferta de crédito tende a persistir tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas; e no fato de a confiança de consumidores e de empresários se encontrar em níveis historicamente elevados, a despeito de acomodação na margem, entre outros fatores", destaca o documento.
Para o Copom, o dinamismo da atividade doméstica continuará a ser favorecido pelo vigor do mercado de trabalho, que se reflete em taxas de desemprego historicamente baixas e em substancial crescimento dos salários.

terça-feira, 12 de abril de 2011

CONTRIBUINTE JÁ PODE CONSULTAR SE DECLARAÇÃO DE IR.CONTÉM ERROS!

– Contribuintes que já entregaram a declaração do Imposto de Renda podem identificar se ela contém erros por meio do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
Isso porque o órgão federal tem antecipado o processamento das declarações, o que antes era feito depois do fim da temporada, que neste ano termina em 29 de abril.
De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, já estão disponíveis as declarações para quem entregou no início da temporada, em 1º de março.
Ele afirmou que demora alguns dias para a declaração ser processada, não tendo data certa para que isso aconteça. “Mas é bom dar uma olhada após dez dias da entrega”, indicou ele.
Tudo na “normalidade”
Adir informou que, se houver algum erro na declaração, pelo portal o contribuinte já pode corrigi-lo, o que evita que ele caia na malha fina e permite que ele receba mais rápido a restituição, caso tenha direito a ela.
Em relação à incidência de erros, ele disse que na temporada deste ano estão sendo cometidos os mesmos que eram identificados nos anos anteriores.
“São sempre os erros mais comuns que o contribuinte comete, como deixar de informar rendimentos. Nada fora da normalidade”, disse.
Nesta fase do processamento, Adir informou que tudo ainda é feito pelos computadores, por meio de análise de dados. “Tudo é informatizado, nada é manipulado ainda”.

e-CAC
Contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site da Receita, através do Portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento da Receita.
Nele, os serviços são utilizados apenas pelo contribuinte ou seus procuradores. Para usar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.
O código de acesso pode ser obtido diretamente por meio da página da Receita Federal. Já o certificado digital é emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Autoridade Certificadora Raiz e habilitada pela Autoridade Certificadora da RFB (AC-RFB).
Não poderão ser titulares de certificados e-CPF ou e-CNPJ as pessoas físicas com CPF cancelado e as jurídicas com CNPJ inapto, suspenso ou cancelado.
Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar uma Central de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal.

sexta-feira, 11 de março de 2011

" PARA TIRAR DÚVIDAS "

FALTA DE RETENÇÃO DO IMPOSTO NA FONTE:
Como deve agir o beneficiário dos rendimentos quando a fonte pagadora deveria ter retido o imposto na fonte e não o fez?
Em relação aos rendimentos sujeitos ao ajuste na declaração anual, o beneficiário deve declará-los como rendimentos tributáveis.
Se já tiver entregue a respectiva Declaração de Ajuste Anual sem oferecer tais rendimentos à tributação, o beneficiário deve entregar declaração retificadora para incluí-los como rendimentos tributáveis.
No caso de rendimentos sujeitos à tributação exclusiva na fonte, o beneficiário deve apurar e recolher o imposto devido, de acordo com a natureza do rendimento e a legislação pertinente.
DIFERENÇA ENTRE RECOLHIMENTOS:
Qual a diferença entre o recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão) e o recolhimento complementar (mensalão)?
A pessoa física residente no País que recebe rendimentos de pessoa física ou do exterior, quando não tributados na fonte no Brasil, está obrigada a efetuar o recolhimento mensal (carnê-leão) do imposto sobre a renda. O código para pagamento do imposto é 0190. O carnê-leão está sujeito a encargos em caso de pagamento em atraso.
O recolhimento complementar (mensalão) é um recolhimento facultativo que pode ser efetuado pelo contribuinte para antecipar o pagamento do imposto devido na Declaração de Ajuste Anual, no caso de recebimento de rendimentos tributáveis de fontes pagadoras pessoa física e jurídica, ou de mais de uma pessoa jurídica, ou, ainda, de apuração de resultado tributável da atividade rural. Este recolhimento deve ser efetuado, no curso do ano-calendário, até o último dia útil do mês de dezembro, sob o código 0246. Não há data para o vencimento do imposto. Assim, não incide multa no recolhimento do mensalão, por não se tratar de pagamento obrigatório.
O imposto complementar pode ser retido, mensalmente, por uma das fontes pagadoras, pessoa jurídica, desde que haja concordância, por escrito, da pessoa física beneficiária, caso em que a pessoa jurídica é solidariamente responsável com o contribuinte pelo pagamento do imposto correspondente à obrigação assumida.
Empresa pretende enquadrar-se no Simples Nacional em 2012, mas possui débitos de ICMS em parcelamento. Há impedimento para o enquadramento no regime simplificado?

SIMPLES NACIONAL – com débitos em parcelamento
A empresa que estiver em débito com o ICMS, bem como com os demais tributos federais, estaduais e municipais, não poderá ser enquadrada do regime simplificado de recolhimento de impostos Simples Nacional.
Entretanto, não haverá impedimento se este débito estiver suspenso de cobrança.
Conforme disposto no Código Tributário Nacional, uma das formas de suspensão da exigibilidade do crédito tributário da Fazenda Estadual é o parcelamento do débito pelo contribuinte.
Diante do exposto, uma vez cumprido o parcelamento, não haverá impedimento para a opção ao regime Simples Nacional no próximo ano.

Fundamento legal artigo 3, inciso II alínea “d” da Resolução 15/2007; artigo 12, inciso XVI da Resolução CGSN 4/2007 e artigo 151 do Código Tributário Nacional, Lei Federal 5.172/1966.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PRAZO DASN - ME/EPP e SIMEI

- ALTERADO O PRAZO DE ENTREGA DA “DASN-SIMEI”
25/02/2011
O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu alterar o prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), de 28 de fevereiro para 31 de maio.
A Resolução será encaminhada para publicação no Diário Oficial da União. O prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) para a Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte optante pelo Simples Nacional no ano-calendário 2010 termina em 31 de março.
Fonte: RFB.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Consumidor paga mais caro por crédito
As taxas de juros ao consumidor subiram em janeiro. Com exceção do cartão de crédito, que é a modalidade de financiamento mais cara do mercado, os empréstimos mais requisitados pelas famílias encareceram.
Segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a taxa média mensal de juros ao consumidor passou de 6,79%, em dezembro, para 6,85% no mês passado. Este é o maior resultado desde julho, quando o percentual também foi de 6,85%.
Para o coordenador de estudos econômicos da Anefac, Miguel José Ribeiro, janeiro não será o único mês com avanço no custo dos empréstimos. Ele acredita que os efeitos das medidas de contenção de crédito adotadas pelo BC (Banco Central), que tiveram início em dezembro, continuarão por mais tempo. Sem contar a possibilidade de nova alta na Selic.
"A princípio, o BC já fez o que tinha que ser feito em relação a medidas macroprudenciais para conter o crédito. O próximo passo é subir juros", disse Ribeiro. A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), para decidir como fica a Selic, será em março.
MEDIDAS
As medidas macroprudenciais citadas pelo pesquisador tiveram o objetivo de frear a oferta de crédito. Uma delas é a elevação dos depósitos compulsórios. Portanto, o BC incrementou o percentual de dinheiro que os bancos guardam a fim de que as instituições ofereçam menos crédito.
E a segunda foi o aumento da entrada em financiamentos com prazos superiores a 24 meses aos consumidores. "O BC disse que você precisa ter poupança prévia para fazer uma compra, ou seja, uma entrada maior", explicou o professor da USP (Universidade de São Paulo) e conselheiro do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia) Manuel Enriquez Garcia, sobre a medida. Junto à Selic, estas medidas têm objetivo de conter a inflação.
Efeitos das medidas do Banco Central atingem empresas
Os consumidores não foram os únicos prejudicados pelos impactos das medidas do BC. A taxa média de juros para as empresas foi de 3,88% em janeiro, maior patamar desde setembro de 2009, quando o percentual era de 3,99%. Em dezembro, o percentual estava em 3,80%.
A modalidade conta garantida - cheque especial teve o maior encarecimento, com juros de 5,33% ao mês e elevação de 0,10 ponto percentual sobre dezembro. A taxa média do capital de giro passou de 3,08% ao mês para 3,17%. E para os descontos de duplicatas, o percentual subiu de 3,08% ao mês para 3,15%. PS
Comércio tem maior alta nas taxas dos financiamentos
As taxas de juros cobradas pelos estabelecimentos comerciais tiveram a maior alta na comparação mensal entre as modalidades de crédito ao consumidor.
Conforme a pesquisa da Anefac, o custo médio dos financiamentos no comércio passou de 5,69% ao mês para 5,79%, ou seja, 0,10 ponto percentual.
E a proximidade do setor ao consumidor, junto ao maior endividamento das famílias, são motivos para que a elevação seja maior, avalia o professor Márcio Torres, que ministra aulas de pós-graduação intensiva de finanças da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
"O comércio está próximo ao cliente e não tem estrutura de cobrança tão avançada como o sistema financeiro. Ao primeiro sinal de inadimplência maior, os juros sobem", explicou Torres.
Porém ele não descarta a possibilidade do setor aproveitar o momento de alta na taxa básica Selic para elevar os seus juros. "Não vou dizer que não tem uma dose de aproveitar o aumento da Selic", frisou.
MAIS CARO
O cartão de crédito apresentou estabilidade, com taxa mensal de 10,69%, que é a maior entre as modalidades. Os empréstimos pessoais nas financeiras tiveram alta de 0,02 ponto percentual. No entanto, figuraram como o segundo crédito mais caro ao consumidor, com 9,68% ao mês.
Em seguida, o cheque especial ficou em 7,63% ao mês, contra 7,57% registrados em dezembro. Conforme o BC, as pessoas passam, em média, 22 dias com a conta no vermelho, ou seja, pagando a taxa do cheque especial.
O levantamento revela que a taxa do empréstimo pessoal de bancos subiu 0,08 ponto percentual, para 4,85% ao mês. E o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) ficou em 2,46%, alta de 0,06 ponto percentual.
M.Pereira

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mercury Assessoria Contabil & Imobiliaria

Atuando há muitos anos na área de Contabilidade e de Condomínios, a Mercury tem tudo que voce precisa para assessora-lo em sua empresa ou condomínio, seja ele residencial ou comercial. Com profissionais de gabarito e serviços totalmente informátizados.
Venha nos fazer uma visita sem compromisso, e conheça tudo sobre nós.
Alguns Serviços à sua disposição:
  • Abertura e Encerramento de Firmas
  • Declarações de Imposto de Renda P.Fisica ou Jurídica
  • Certidões Municipais, Estaduais e Federais.
  • Departamento Pessoal
  • Adm. de Condomínios.
Consulte !!!